top of page

Tosse dos Canis


Complexo Respiratório Infeccioso Canino, a Tosse dos canis

Conhecida como “Tosse dos Canis”, essa doença é definida como uma infecção respiratória aguda e contagiosa e ocorre com mais frequência nas épocas mais frias do ano. Causa tosse seca e constante. Ela é considerada uma zoonose, onde é possível a doença passar dos animais para os humanos.

A transmissão da tosse dos canis acontece pelo contato direto entre um cão saudável e um contaminado, ou contato indireto pelo ar através de secreções respiratórias.

O agente se espalha no ambiente devido a grande quantidade de espirros e tosses. Contaminam caminhas, casinhas, vasilhas e brinquedos.

O tratamento varia de acordo com o estágio que a doença se encontra. Nos casos mais leves, por exemplo, o próprio organismo do animal se defende e os sintomas desaparecem dentro de 5 dias a 2 semanas sem nenhum tipo de tratamento.

Os cães com sinais mais graves ou que persistirem por mais de 2 semanas devem ser avaliados. Geralmente, nesses casos é adotada um tratamento com antibióticos, anti-inflamatórios, broncodilatadores ou antitússígenos.

A prevenção ocorre por meio da vacinação, que protege contra os possíveis agentes da doença e reduz os sintomas da infecção. Além disso, é necessário um controle ambiental: manter arejado o local onde o animal passa a maior parte o tempo, limpo e com poucos animais para diminuir a probabilidade de contágio.

No caso de suspeita, recomenda-se que o animal seja levado ao médico veterinário para que o tratamento seja feito de maneira adequada. Jamais deve-se medicar o animal sem orientação do seu médico veterinário.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page