Erliquiose


A Erliquiose é uma doença infecciosa severa que acomete os cães causada pela bactéria Ehrlichia canis. Ela é transmitida ao cão pela picada de carrapato contaminado, sendo por isso também conhecida como Doença do Carrapato. Raramente atinge gatos ou seres humanos e ainda que não seja impossível, a transmissão só pode ser feita pela mordida de carrapato.

Depois que a Ehrlichia canis é transmitida ao cão, a bactéria parasita as células sanguíneas: as células de defesa do sangue, as células vermelhas responsáveis pelo transporte de oxigênio e as plaquetas, que atuam na coagulação sanguínea. Como resultado da infecção, os linfonodos, o fígado e baço se tornam frequentemente aumentados.

Dentre os sinais clínicos, pode-se citar: anemia, febre, apatia, falta de apetite, vômitos, diarreia, sangramentos, respiração ofegante (dispneia), mucosas pálidas (devido à anemia), dores articulares e algumas vezes dificuldade locomotora.

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, como o hemograma, e avaliação clínica.

O tratamento consiste em administração de antibiótico específico por algumas semanas e algumas vezes a transfusão sanguínea é necessária se a anemia estiver grave.

O cão que já teve Erliquiose não está imune, ou seja, ainda que seu cão já tenha sido infectado uma vez, ele poderá desenvolver novamente a doença se for mordido novamente por um carrapato infectado.

Atualmente há diversos produtos seguros no mercado para controle desses parasitas. Infelizmente não há uma vacina contra essa doença, sendo a prevenção à picada do carrapato a melhor opção, já que o carrapato pode transmitir outras doenças como a Babesiose.

Os sintomas da Erliquiose podem ser facilmente confundidos com outras doenças, por isso é primordial que ao notar algo errado você leve o seu cão ao veterinário. Somente o veterinário poderá fazer os exames necessários, diagnosticar a doença e começar o tratamento adequado.

Av. Fortunato Moreira, 348 - Centro -Pindamonhangaba SP

Tel (12) 3642 3612

  • Instagram
  • Facebook ícone social

©  2019 por Clínica Veterinária Sassaki