top of page

Doença Periodontal


É possível fazer limpeza dentária em cães e gatos sem anestesia?

Infelizmente não. Para que o procedimento seja feito de maneira adequada e satisfatória, é preciso anestesiar o animal. É impossível fazer um bom exame odontológico em um animal acordado. Segundo a ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária) durante a raspagem dentária é importante remover a placa bacteriana sobre a superfície dentária visível e a debaixo da gengiva (subgengival).

O problema é que a doença periodontal começa no espaço subgengival, onde a doença é mais ativa. A mesma quantidade de tártaro que cresce sobre o dente também cresce abaixo da gengiva. Numa limpeza sem anestesia é impossível fazer a curetagem mais interna e, portanto, não tem efeito nenhum como tratamento e não irá melhorar a saúde bucal do animal, ainda que visivelmente pareçam mais “brancos”. A limpeza da superfície dentária é realizada com instrumentos afiados e deixam micro ranhuras sobre o esmalte e isso facilita a aderência de nova placa bacteriana. Após a limpeza é importante realizar o polimento dentário para diminuir essas ranhuras e esse procedimento é inviável de ser feito sem anestesia. Além disso, a limpeza dentária exige que o animal seja imobilizado.

Isso é desconfortável, estressante e doloroso, podendo gerar um trauma psicológico permanente. Ainda que os custos de limpezas sem anestesia sejam mais baratos, oculta doenças orais não diagnosticadas que futuramente podem causar afecções muito mais graves e, consequentemente os custos de tratamento se tornam elevados.

A Clínica Sassaki preza pela boa informação a seus clientes e não realiza procedimentos de maneira irresponsável. Conte conosco para mais informações sobre a saúde bucal de seu pet.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page