top of page

CATARATA EM CÃES


Catarata é uma doença que leva à perda de visão por alterações nas lentes (cristalino) dos olhos, que devem ser transparentes e aos poucos vão ficando com coloração mais azulada ou branca (opacificação da lente). Conforme a doença avança e a opacidade se torna significativa, comumente observamos alterações comportamentais em casa, como por exemplo, colisão com objetos em ambientes familiares ou alteração de personalidade. O desenvolvimento das cataratas nos nossos cães ocorre por diversas causas, mas quaisquer que sejam elas, sempre há envolvimento de alterações bioquímicas complexas relacionadas com a coagulação de proteínas e retenção de água.

Dentre algumas causas, podemos citar:

- Hereditariedade ou catarata congênita: nesses casos pode aparecer no animal jovem e de meia idade.

- Senilidade: catarata que acomete cães idosos sem nenhuma outra causa antecedente. Pode ser confundida com a esclerose lenticular (esta não causa perda de visão). Somente um médico veterinário pode diferenciar a esclerose lenticular da catarata.

- Consequência à diabetes mellitus: doença metabólica caracterizada por um aumento anormal de glicose no sangue, trazendo aos animais várias alterações. Embora o controle da hiperglicemia e insulina possa atrasar o surgimento ou a progressão das mesmas, os animais com diabetes provavelmente desenvolverão catarata.

A catarata  merece atenção veterinária, pois além de deixar o animal cego, há também o risco de complicações como inflamação intensa (uveíte) e aumento de pressão interna do globo ocular iniciando o processo de glaucoma.  

O tratamento da catarata consiste em remoção cirúrgica. Um procedimento eficaz que vem recebendo muita atenção é a Facoemulsificação, método que utiliza um equipamento próprio que faz uso de vibrações ultrassônicas de alta frequência para fragmentar o cristalino doente e em seguida aspirar as partículas. A Clínica Sassaki conta com essa técnica cirúrgica e realiza exames importantes para o diagnóstico dessa enfermidade.

Qualquer alteração na aparência dos olhos de seu animalzinho procure um veterinário oftalmologista. Ele poderá tratar ou analisar qual será o tratamento mais efetivo. Fonte: http://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/50231 http://tudosobrecachorros.com.br/cachorro-catarata/#ixzz5HJrDuD8P

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page